sábado, 30 de outubro de 2010
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Fotografia ...
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Boa noite! quarta-feira, 27 de outubro de 2010
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
terça-feira, 19 de outubro de 2010
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Metais alcalinos
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
O átomo... II
sábado, 9 de outubro de 2010
1º Ficha de avaliação
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Prémio Nobel da Química 2010
Prémio Nobel da Química 2010
O Prémio Nobel da Química 2010 foi atribuído ao americano Richard F. Heck e aos japoneses Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki pelo trabalho desenvolvido na área da síntese orgânica, mais concretamente em formas, mais eficientes, de ligações entre átomos de carbono, que é utilizada na produção farmacêutica e de moléculas utilizadas na indústria electrónica.
O norte-americano Heck, de 79 anos, e os japoneses Negishi, 75, e Suzuki, 80 anos receberam 10 milhões de coroas suecas, cerca de 1 milhão de euros, por terem descoberto uma substância conhecida como discodermolida, um importante inibidor tumoral, que só pode ser encontrado, actualmente, na natureza em pequenos animais marinhos. Essa substância vai ajudar na fabricação de medicamento para doenças cancerígenas.
Prémio Nobel da Física 2010
Prémio Nobel da Física 2010
O Prémio Nobel da Física 2010 foi atribuído aos pesquisadores russos Andrei Geim e Konstantin Novoselov, da Universidade de Manchester, Reino Unido, pela de descoberta do grafeno.
O grafeno, composto por átomos de carbono densamente agrupados numa malha cristalina com o formato de favos de mel, é o material mais forte e ao mesmo tempo mais fino descoberto até o momento. O grafeno foi utilizado para criação de novos materiais e ao favorito de electrónica inovadora. Os transístores do grafeno são considerados mais rápidos em relação aos do silício, o que permite fabricar produtos electrónicos mais eficientes.
Andrei Geim, nasceu em 1958 em Sochi, na Rússia, tendo dupla nacionalidade, russo e holandesa. Concluiu o doutoramento em Ciências Físicas em 1987, na Academia de Ciências de Chernogolovka. Konstantin Novoselov nasceu em 1974, em Nizhny Tagil, na Rússia, e tem dupla nacionalidade, é britânico e russo. Desempenhou funções de docente na Universidade de Nijmegen, na Holanda.
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Resumo mesmo resumido!
O átomo ...
[...]
Até fins do século XIX, era considerado a menor porção em que se poderia dividir a matéria. Mas nas duas últimas décadas daquele século, as descobertas do protão e do electrão revelaram o equívoco dessa ideia. Posteriormente, o reconhecimento do neutrão e de outras partículas subatómicas reforçou a necessidade de revisão do conceito de átomo."
E porque estamos a estudar o átomo e as partículas subatómicas aqui está um excelente documentário ( uma parte... ao longo das semanas colocarei as outras!)
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Tabela periódica... em vídeos
analisem esta tabela periódica....
Tem informações sobre os elementos ( claro !!) mas também tem vídeos ( alguns com legendas em português)...
Aprendam divertindo-se !


